Rastreamento de carga no serviço de mudança

Rastreamento de carga no serviço de mudança

Rastreamento de carga é de fato importante para garantir a segurança dos bens transportados. Por isso vamos ver como funciona a seguir.

Um dos grandes problemas das estradas brasileiras vai além da sinalização e buracos: é o roubo de carga.

Para você ter uma ideia, durante o ano de 2019, o Brasil acabou registrando 2 roubos por hora!

Para se ter uma ideia do prejuízo, o valor de carga que foi subtraída chega a R$ 1,3 bilhão – são mais de 18.000 casos de roubo de carga, sendo que a maioria acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Por isso que o rastreamento de carga é fundamental. Vamos entender mais sobre isso a seguir.

O que é rastreamento de carga

Trata-se e uma ferramenta  que permite acessa a rota de transporte de um caminhão ou mesmo de uma frota inteira, tudo em tempo real.

Assim, é possível ter acesso à informações fundamentais para o bom planejamento. Além de, é claro, permitir a rápida detecção quando algo sai errado.

São avançados softwares que tem a reponsabilidade de registrar todo o conjunto de dados envolvendo tipos de cargas, destinos, quais trajetos mais adequados e até mesmo quem são e quais as referências de todos as pessoa envolvidas neste procedimento. 

E não apenas isso: eles permitem que exista uma comunicação rápida e imediata entre os caminhoneiros e a empresa, ou mesmo entre os clientes, caso alguma cosa aconteça durante o percurso.

Qual a importância do rastreamento de cargas

Sem dúvida, hoje em dia, informação faz parte dos desejos de clientes.

Para se ter uma ideia – todos hoje em dia temos um GPS instalado em nossos smartphones, que nos dão dicas sobre tudo – desde até onde vamos jantar até onde comprar presentes de aniversário.

Decerto, os clientes também desejam saber onde estão seus pedidos.

Por isso que o rastreamento de cargas e de fato uma vantagem competitiva que se pode ter na frente da concorrência.

Ao informar o cliente sobre a localização da encomenda, você ganha muito em credibilidade confiança.

Claro que existem os benefícios para a  própria empresa.

Se algo sair daquilo que foi planejado anteriormente, é possível redefinir a rota ou mesmo enviar pedidos de ajuda em tempo real.

Sem dizer que isso vai proporcionar um conhecimento de rota muito melhor. E assim é possível otimizar o percurso, realizando o trajeto de forma mais eficiente – já que se sabe onde tem congestionamentos e quanto de combustível será gasto.

Isso vai proporcionar que as entregas sejam mais ágeis – possibilitando, através do monitoramento, até mesmo entregar ao cliente uma previsão de horário de chegada.

Então, ao ter um acompanhamento completo do trajeto, vai ser possível identificar erros , analisar dados (como qual velocidade média de cada motorista), e assim ter mais controle sobre o procedimento.

E sabemos que, em logística, erros acontecem. Só que com o rastreamento de cargas, é possível reduzir a possibilidade de erros ao mínimo.

Como implantar rastreamento de carga?

Algumas soluções tecnológicas podem ser pensadas para implantar o rastreamento de cargas.

Uma delas é o software TMS, que integra as diversas operações de transporte, permitindo que você tenha um conhecimento amplo sobre cada detalhe da operação.

Ele também permite uma automatização das tarefas do dia a dia, evitando assim que erros sejam cometidos e aumentando a confiança do processo.

Outra solução são Apps que trabalham com controle de coletas e entregas, que pode ser instalado nos celulares de todos os que participam da operação.

Ao alimentar o sistema com informações atualizadas, como por exemplo comprovantes de entrega, é possível obter um bom rastreamento – além de permitir que os clientes confiram o que está acontecendo.

De uma forma ou de outra, o rastreamento de cargas hoje é essencial para que sua empresa se torne competitiva. Não se esqueça disso!

About the author

leal mudancas

View all posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *