Acerte na hora de contratar o serviço de mudança residencial em SP, selecionando empresas que oferecem serviço completo e seguro mudança.
Só de pensar em fazer uma mudança, mesmo que seja a primeira vez que você passará por isso, já bate o nervosismo.
Mudar de casa é algo que mexe com a gente, ficamos ansiosos e muitos pensamentos passam pela nossa cabeça.
Embora você receba ajuda de familiares e amigos na hora de encaixotar seus pertences, vai precisar de um bom caminhão e talvez de recursos como içamento.
Então, o intuito deste texto é tirar dúvidas, informar e dar algumas dicas para sua mudança de casa aconteça da maneira mais tranquila possível e com segurança. Acompanhe!
Planejamento
Planejamento é o pilar central e fundamental para qualquer situação na vida, logo, para que sua mudança seja bem sucedida, planeje com calma.
Comece definindo uma data para a mudança, deixe um calendário à vista com a data marcada em destaque e, se quiser, marque no aplicativo do celular, o último dia para retirar seus pertences da casa e carregar o caminhão.
Até o dia da saída, você terá uma lista de tarefas para garantir o sucesso no processo. Nessa lista, é fundamental que estejam essas ações:
- Comunicar a saída do imóvel, caso seja locado;
- Programar o desligamento da energia, água, internet e outros serviços;
- Buscar orçamentos com empresas de mudança (escolha o serviço completo);
- Realizar o descarte (desapegar);
- Limpar a nova moradia;
- Conferir se precisa de reparos;
- Providenciar os serviços de energia e água;
- Conferir os dias e horários liberados para mudanças.
Entre outras tarefas essenciais.
Lembrando que você deve começar a guardar e empacotar suas coisas com dias de antecedência, pois deixar tudo para a última hora vai se tornar um problema.
Agendamentos
Os agendamentos no processo de mudança residencial são fundamentais para você ter mais tranquilidade.
A primeira situação a observar então é cumprir as regras do local onde você mora e da sua nova moradia.
Se reside em condomínio, por exemplo, deverá comunicar o dia da mudança, o volume e tempo, além da necessidade de remoção de móveis e objetos por içamento.
Uma sugestão é que utilize uma agenda para anotar essas informações, inclusive, as despesas da mudança com a taxa de condomínio para essa movimentação.
Além disso, os serviços de energia, água, gás, internet, TV a cabo, etc. carecem de comunicado para desligamento e ligamento na nova moradia.
No entanto, você ainda precisa garantir uma empresa para realizar sua transferência de endereço, afinal, para ficar no seu orçamento quanto melhor sua pesquisa e filtragem das empresas, mais chances de evitar gastos desnecessários.
Cotação com empresas de mudança residencial em SP
Sim, você vai se surpreender com a quantidade de empresas de mudança em São Paulo. O setor de mudanças é bastante competitivo, com diversas empresas oferecendo serviços especializados.
Contudo, vale muito a pena você usar filtros para chegar em três orçamentos. Mas como fazer isso?
Sem complicações, crie uma lista com o que vai precisar para fazer sua mudança residencial. Por exemplo, relacione o que não poderá abrir mão para garantir a segurança do seu patrimônio:
- Embalagens específicas para roupas, vidros, móveis, objetos de valor, obras de arte;
- Material de embalagem (kraft, plástico bolha, cabideiros, caixas de madeira, mantas, fitas autocolantes, etiquetas…);
- Guindaste para içamento, caso seja necessário;
- Inventário de mudança;
- Seguro mudança (indispensável);
- Montador de móveis;
- Equipe para realizar o serviço;
- Personal organizer (como um plus).
Com a lista de serviços que precisa, comece sua pesquisa.
Você pode usar os buscadores Google com a frase mudança residencial em SP ou então ir direto para essa pesquisa: As sete melhores empresas de mudança do Brasil, onde já tem uma seleção de empresas aptas, reconhecidas e confiáveis para atender sua demanda.
No entanto, após ter, pelo menos, três orçamentos, selecione a empresa de mudança que atende você com a qualidade que merece, sempre com a segurança de um bom seguro para transportar seu patrimônio.
Ah, lembre-se ainda que uma empresa com tradição, com boas avaliações, é sempre a melhor recomendação.
Embalamento dos pertences
É nesse ponto que entra mais um item muito importante na sua mudança, as embalagens.
Basicamente você irá precisar de caixas de papelão, plástico bolha, para envolver os objetos mais sensíveis, sacolas plásticas e ou sacos de lixo, mantas, fita adesiva e algum recurso para identificar sua mudança.
Você pode adotar o critério de identificação dos seus pertences de acordo com a categoria, por exemplo, itens de cozinha, sala, quarto, banheiro, lavanderia e assim por diante.
Lembre-se de realizar o “desapego”, ou seja, selecionar o que já não usa e pode ser doado ou mesmo colocado à venda em sites especializados no assunto, como o OLX, Marketplace, entre outros.
Contudo, algumas transportadoras como a Leal Mudanças, oferecem tudo para embalar sua mudança (materiais, embalagens e pessoal) além de providenciar o descarte e/ou doações de mobília e itens.
Isso será um diferencial bem importante para você agilizar sua mudança, concorda? Chame o pessoal e converse para ver como funciona.
Uma semana antes da mudança
O dia da mudança está próximo e felizmente você já tem sua transportadora, fez as operações de corte e ligação de serviços, então, neste momento, faltando poucos dias para mudar, é hora do checklist.
Faça contato com os síndicos, caso more e/ou vá morar em condomínios para acertar sua saída e entrada, seguindo as regras.
Chame a transportadora e confirme o dia e o horário. Também, é o momento de preparar o “kit primeiro três dias”, que nada mais é que uma mala com o essencial para se estabelecer na casa nova.
Nessa mala, coloque itens de higiene, roupas e calçados pra estação, remédios, documentos.
Além disso, é hora da faxina na casa nova. Se você puder acompanhar essa limpeza, ótimo. Caso não consiga, contrate um profissional de confiança, mas, se a cidade para onde está mudando é longe, uma dica é usar os serviços de empresas especializadas.
Mais uma dica para sua mudança ser um sucesso é contar com os serviços de profissionais que organizam casas, o personal organizer.
Se você já inclui esse serviço no combo da transportadora de mudança, ótimo. Do contrário, se julgar necessário, certamente a empresa contratada poderá ajudar, recomendado esse profissional.
No dia da mudança
Chegou o dia! Como você seguiu nossas dicas e principalmente planejou sua mudança residencial em SP, agora é só acompanhar os profissionais.
Então, acorde cedo, oriente e organize sua família, acomode seus pets em embalagens apropriadas, caso não tenha retirado de casa no dia anterior, se alimente e garanta a hidratação para todo o dia.
Desligue os eletrodomésticos e o fornecimento de gás. Armazene documentos e chaves em lugar de fácil acesso e seguro.
Além disso, é muito importante reservar o estacionamento para o caminhão de mudança e notificar mais uma vez que haverá movimentação no prédio por conta da sua saída.
Vimos neste texto detalhes para você montar e seguir seu processo de mudança. São vários detalhes, nós sabemos disso, portanto, reforçamos que o barato, às vezes sai caro, por isso, fale com a gente antes de decidir por qualquer empresa ou mesmo, fazer tudo sozinho.
Temos certeza que vamos surpreender você, afinal, são mais de 25 anos prestando serviços de mudança em São Paulo. Chame agora nosso coordenador!